Voltar para o Blog
Dicas Práticas

5 erros que drenam o lucro da sua fazenda

Equipe Votex
10 Nov 2024
3 min de leitura

Mesmo em anos de safra recorde, muitos produtores chegam ao final do ano com a sensação de que "trabalharam apenas para pagar contas". Onde está o lucro? Geralmente, ele foi consumido por gargalos de eficiência.

1. Misturar Contas Pessoais e da Fazenda

O erro clássico. Pagar a escola dos filhos ou a compra do supermercado com a conta da fazenda distorce completamente a visão de lucratividade do negócio. Estabeleça um pró-labore fixo e separe rigorosamente as contas.

2. Não Controlar o Estoque de Insumos

Insumo no barracão é dinheiro parado. Sem controle, ocorrem perdas por validade, desperdícios na aplicação e até desvios. O controle de estoque deve ser tão rigoroso quanto o controle bancário.

3. Ignorar a Manutenção Preventiva

Esperar a máquina quebrar para consertar é sempre mais caro. Além do custo da peça, existe o custo da máquina parada no meio do plantio ou colheita. A gestão de manutenção deve ser preventiva e programada.

4. Comprar Mal por Falta de Planejamento

Deixar para comprar insumos na última hora deixa você refém dos preços de balcão. Quem tem fluxo de caixa organizado consegue antecipar compras, travar custos e aproveitar as melhores janelas de negociação.

5. Subestimar os Pequenos Gastos

A peça de reposição barata, o lanche da equipe, o combustível da caminhonete. Somados, os "pequenos gastos" podem representar até 20% do custo operacional. Se não são registrados, não podem ser gerenciados.

Conclusão

Lucratividade é um jogo de detalhes. Fechar esses ralos de dinheiro exige disciplina e ferramentas adequadas, mas o retorno financeiro é imediato.